sábado, 20 de janeiro de 2007

PADRE ANTÔNIO VIEIRA


Enfim, Maria está com Deus: desatou-se dos cuidados e das obrigações do mundo, rompeu os laços da humanidade, deixou em soledade, o sangue, o amor e a mesma vida. Contra este não esperado apartamento, temos três queixosas a modo de Marta, e não queixosas de Maria, porque o executa, senão de Deus, porque o permite? E que queixosas são estas? A primeira é a Idade, a segunda a Gentileza, a terceira a Discrição. Pararam todas – como Marta. E que conformemente se queixam! Corpo, alma e união, é toda a fábrica do composto humano. Por parte da união queixa-se a idade cortada; por parte da alma queixa-se a discrição emudecida; por parte do corpo queixa-se a gentileza eclipsada. Chora a idade o golpe, chora a discrição o silêncio, chora a gentileza o eclipse, porque não lhe valeram contra a morte, nem à idade o mais florente, nem à gentileza o mais florido, nem à discrição o mais flórido. Vamos ouvindo estas queixosas: depois responderemos a elas.

PESSOA


"Minha Pátria é a Língua Portuguesa...!"

LEIO E RELEIO


AH, UM SONETO...

Meu coração é um almirante louco
que abandonou a profissão do mar
e que a vai relembrando pouco a pouco
em casa a passear, a passear...

No movimento (eu mesmo me desloco nesta cadeira, só de o imaginar)
o mar abandonado fica em foco
nos músculos cansados de parar.

Há saudades nas pernas e nos braços.
Há saudades no cérebro por fora.
Há grandes raivas feitas de cansaços.
Mas - esta é boa! - era do coração
que eu falava... e onde diabo estou eu agora
com almirante em vez de sensação?...

RECEITA DE SÁBADO



A dica do Ricardo Gurvitz deste sábado é uma batata gratinada. Simples, mas uma delícia como todas as receitas do Gurvitz.



BATATA GRATINADA COM PROVOLONE
Ingredientes
1 kg de batata cozida(s)
2 potes de nata fresca
300 gr de queijo prato
100 gr de provolone
2 colher(es) (sopa) de salsinha picada(s)
100 gr de margarina
3 cebolas raladas
1 tablete(s) de caldo de carne 2 dente(s) de alho picado(s)
2 pacotinhos de molho branco

Modo de preparo

Refogue as cebolas com a margarina, acrescentando o alho e a salsinha. Adicione a nata, e por fim o caldo de carne. Quando abrir fervura desligue. Cozinhar as batatas, cortá-las em rodelas médias. Montagem: untar uma forma refratária com margarina ou azeite, colocar as batatas em fileiras adicionar molho branco e parte do queijo prato, colocar mais uma camada de batata e o molho e o queijo prato adicionar o restante do molho com a última camada de batata e, por último, colocar o queijo provolone. Levar ao forno para gratinar. Comer quente ou frio. Prato especial para farofeiros nas praias. Empine o nariz, abra a marmita e bom apetite!

terça-feira, 16 de janeiro de 2007