sábado, 9 de junho de 2007

RECEITA DE SÁBADO

Hoje o Ricardo Gurvitz esmerou-se: Um "Pato com Laranja" com complementos. Delicioso deve ser. Deixe o trivial de lado e aproveite o fim de semana com um sabor diferente:

PATO COM LARANJA E PASTA DE PIMENTA CALABRESA

Ingredientes

1 pato médio de cerca de 3 Kg
1 colher de sopa de casca de laranja ralada
4 colheres de sopa de hortelã picada
2 dentes de alhos picados
1 xícara de suco de laranja
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 copo de caldo de galinha

PASTA DE PIMENTA CALABRESA

2 dentes de alho amassado
2 colheres de sopa de páprica doce
1 colher de sopa de pimenta calabresa seca
1 colher de sopa de cominho em pó
1 colher de coentro em pó
2 colheres de colorau
2 colheres de sopa de vinho branco seco

Preparo

Lave e seque o pato com toalha de papel. Faça uma mistura de casca de laranja, metade da hortelã picada e o alho e esfregue o interior do pato. Coloque o pato em uma assadeira que possua uma grelha. Com o peito para cima, fure-o com um garfo. Asse por uma hora. Reserve a gordura que ficou na assadeira. Para feitura da pasta de pimenta: misture todos os condimentos, batendo em um liqüidificador até ficar bem homogêneo. Retire o pato do forno, despreze a gordura do fundo da assadeira. Esfregue a pasta por toda a superfície do pato por mais uma hora em calor brando. Regando sempre com suco de laranja. Retire o pato do forno, destrinche e mantenha quente. Com o que restou na assadeira, coloque o caldo de galinha, mais a gordura reservada, a hortelã restante, a farinha de trigo. Cozinhe até encorpar. Sirva os pedaços de pato com o molho preparado.

OBS:
Use sempre uma grelha, para evitar que o pato frite em sua gordura e não asse. Assim a pele ficará mais crocante. Não dê bola para os colesterois e triglicerídeos da vida moderna.

Nenhum comentário: