sábado, 28 de junho de 2008

RECEITA DE SÁBADO

Carne Assada a Maître d' Hotel

A receita deste sábado é bem conhecida dos viajantes. Principalmente daqueles que freqüentam os restaurantes dos hotéis. Uma "Carne a Maître d'Hotel". Para quem gosta pode ser carregado no tempero. Um vinho tinto, apropriado para esta época do ano, é o recomendável. Delicie-se!

Ingredientes:

1 kg de filé mignon;
150 g de presunto cozido cortado grosso;
100 g de bacon fatiado;
3 colheres (sopa) de manteiga;
50 g de azeitonas pretas;
Salsinha;
2 folhas de louro;
1 cenoura grande;
1 salsão;
1/2 cebola;
1 cálice de vinho Madeira;
Suco de 1 limão;
1 xícara (chá) de caldo de carne;
2 colheres (sopa) de óleo;
Sal;
Pimenta-do-reino

Modo de Preparo:
Corte o filé em 4 fatias, deixando-as unidas por um lado. Bata-as um pouco e estenda sobre a primeira fatia interna a metade do presunto, sobre a segunda o bacon, sobre a terceira as azeitonas pretas descaroçadas e picadas bem fino e o restante do presunto. Reuna-as recompondo a peça de carne, costure-as uma à outra e amarre toda a carne com um barbante. Coloque-a num recipiente com tampa, junte o louro, o salsão e a cenoura picados, regue com o vinho Madeira e deixe marinar por 1 hora, virando-a de vez em quando. Refogue numa panela a cebola picada com um pouco de manteiga e o óleo. Junte a carne, escorrida do molho, doure-a bem de todos os lados, apimente e acrescente o molho. Termine de cozinhar em fogo moderado, com a panela tampada, virando a carne algumas vezes e regando-a com algumas colheres de caldo de carne.

Prepare o molho à Maître d' Hotel: bata a manteiga com uma colher de pau, até que fique em ponto de creme, junte a salsinha picada e o suco de limão. Enrole-a em papel-manteiga, dando-lhe a forma de lingüiça, e deixe endurecer na geladeira. Quando a carne estiver cozida, corte-a em fatias de modo que se veja o recheio, distribua em cima a manteiga cortada em fatias de 1 cm e sirva bem quente.

Nenhum comentário: